Teste de DISC perfil: O que é? Qual é a importância e como aplicar?

Teste de DISC perfil

Muitas pessoas que atuam no setor de RH ou são líderes de companhias, querem saber o que é o teste de DISC perfil e sua importância.

Além disso, esse teste também é fundamental para que profissionais do setor de Recursos Humanos consigam realizar contratações mais assertivas. Ademais, graças a este tipo de teste, é possível que uma companhia entenda (antes mesmo de contratar um colaborador) quais são as suas limitações, as suas habilidades e competências comportamentais.

Sem mais delongas, saiba agora tudo sobre esse teste, sua relevância e a sua aplicação. Acompanhe o post sobre o assunto na íntegra abaixo e tenha uma excelente leitura! 

O que é o Teste de DISC perfil

Primeiramente, saiba que o teste de DISC perfil se trata de um teste comportamental. Ele foi desenvolvido pelo psicólogo norte-americano William Marston (1893 – 1947).

Logo, surgiu com o intuito de ajudar as empresas a realizar contratações mais adequadas à cultura organizacional e às metas da companhia. Nesse sentido, trata-se de uma avaliação de personalidade que tem como objetivo central identificar o perfil de um candidato.

Dessa forma, é possível verificar se tal candidato é dominante, influenciador, estável ou cauteloso. Assim, após a realização desse teste relativamente simples, os profissionais do RH conseguem reconhecer o perfil de uma pessoa e avaliar se ela deve ou não permanecer em um processo seletivo.

Perfis que se avalia com esse teste

Conforme visto acima, essa modalidade de teste consegue avaliar o perfil comportamental de uma pessoa. Desse modo, veja abaixo quais são os 4 perfis avaliados pelo DISC. Olha só!

Dominância

De antemão, o perfil dominante é o primeiro da lista. Nesse sentido, trata-se de um perfil de personalidade que gosta de se manter no controle.

Ademais, como o próprio nome sugere, esses indivíduos são diretos, focados em resultados e altamente competitivos. 

Ou seja, pessoas com esse perfil podem até mesmo (em momentos de tensão) ser um pouco rudes e demonstrar falta de afeto com o próximo.

Influência

Além disso, outro perfil que existe dentro da análise DISC é o conhecido como influente. Diferentemente do nosso perfil interior, esse perfil é bastante extrovertido e gosta de chamar a atenção por onde passa.

Bem como, trata-se de alguém animado e amigável. Portanto, este tipo de perfil não é interessante para trabalhar sozinho em Home Office ou em um setores solitários e isolados.

Afinal, não curtem passar muito tempo sozinhos e gostam de conversar e interagir com outras pessoas.

Estabilidade

Outro perfil interessante e avaliado pelo teste DISC é o perfil estável. Nesse sentido, pessoas estáveis tendem a ser calmas, centradas e também reservadas.

Entretanto, isso não significa de modo algum que elas são antissociais. Mas também não chegam a ser tão animados quanto o perfil influente.

Dessa forma, não curtem mudanças e surpresas. Contudo, gostam de lidar com pessoas de forma amigável mas em sua maioria têm certa resistência às mudanças.

Conformidade

Por fim, saiba que existe ainda o perfil cauteloso. Que se trata de um perfil mais analítico e pragmático.

Desse modo, normalmente, são consideradas pessoas reservadas, silenciosas e que costumam curtir trabalhar sozinhas.

Ademais, costumam ser bastante detalhistas e gostam de informações, provas e até mesmo de lidar com documentação.

Resultado do Teste de DISC perfil: o que ele fala sobre um colaborador?

Basicamente, o resultado do teste DISC expõe a personalidade de um candidato. Nesse sentido, quando ele já é um colaborador, significa que é possível identificar se aquela pessoa realmente se dá melhor em determinado setor de uma empresa ou se vale a pena remanejá-la para uma outra área da companhia.

Como ele pode ajudar na performance do trabalho?

Atualmente, muitas vezes os próprios colaboradores vão em busca da realização do teste de perfil DISC. Isso porque ele mostra se uma pessoa tem a capacidade, por exemplo, de assumir uma vaga de liderança.

Sob o mesmo ponto de vista, após você conhecer as suas habilidades comportamentais fica bem mais fácil planejar o aprimoramento da sua carreira profissional, não é mesmo?

Afinal, dessa forma, você consegue ver quais são as metas mais viáveis para a sua carreira de trabalho. E, como consequência, traçar um caminho mais assertivo para os seus sonhos dentro do ambiente corporativo

Perguntas e respostas sobre esse teste aqui!

Ao passo que você sabe o que é teste de DISC perfil, vamos além! Logo, veja abaixo alguns questionamentos comuns em relação a essa forma de análise comportamental.

Assim, você vai sair dessa leitura ciente de todas as características desse importante teste. Veja!

Quais são os 4 perfis comportamentais DISC?

Primeiramente, saiba que os 4 perfis comportamentais DISC são os dos quais falamos acima, a saber: dominância, influência, estabilidade e conformidade.

O que significam as letras do DISC?

Sob o mesmo ponto de vista, as letras diz que significa justamente o 4 perfis comportamentais encontrados no teste:

Dominância;

Influência;

EStabilidade;

Conformidade.

O que responder no teste DISC?

Muitos colaboradores e também candidatos têm essa dúvida. Afinal, o que deve responder no teste para conseguir uma vaga de emprego na companhia que você tanto sonha?

Nesse sentido, saiba que não existe resposta certa ou errada. Sendo assim, na verdade, o que existe é uma avaliação comportamental.

Como aplicar o Teste de DISC perfil?

A aplicação do teste de DISC perfil pode ser feita por profissionais da área de RH através de questionários e também de formulários.

Desse modo, com o desenvolvimento da internet e do Home Office, é possível que esse teste seja feito até mesmo de forma totalmente online. Como através de aplicativos ou também por meio de formulários online que são feitos diretamente pela plataforma Google.

Conclusão 

Em nosso artigo de hoje você soube o que é Teste de DISC perfil, sua importância e também compreendeu o modo de aplicação deste teste comportamental. Você gosta de RH e/ou atua nesse setor? Se a resposta é sim, solicite agora mesmo a demonstração da nossa plataforma de recrutamento e seleção. Fale conosco e saiba mais sobre esta novidade!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You May Also Like