Plano de cargos e salários: o que é, como fazer e exemplo

Plano de cargos e salários

Muitos profissionais da área de departamento pessoal ou recursos humanos desejam saber o que é um plano de cargos e salários. 

Além disso, outras pessoas também têm curiosidade sobre este tipo de assunto. Afinal, do que se trata este documento e qual a sua importância para a sua empresa?

Logo, saiba agora porque é importante estar atento(a) a isso e entenda como funciona a implementação deste tipo de concepção em uma organização. Confira e tenha uma ótima leitura!

O que é e a relevância desse documento para as empresas

Primeiramente, vamos responder à pergunta sobre o que é e qual a importância do plano de cargos e salários para uma empresa.

Sendo assim, entenda que o plano de cargos e de salários nada mais é que um documento estratégico para qualquer companhia. Nesse sentido, trata-se de uma estruturação sobre os cargos de uma empresa. Desse modo, no documento deve ficar claro os seguintes aspectos de cada cargo:

  • Antes de mais nada, é imprescindível citar claramente as atribuições de cada vaga;
  • Sob o mesmo ponto de vista, neste documento deve estar escrito detalhadamente as responsabilidades de cada cargo;
  • Bem como, no plano de cargos e de salário é primordial escrever quais são os deveres de cada colaborador;
  • Por último, mas não menos importante, os respectivos salários de cada vaga precisam estar escritos de forma transparente no documento.

Ademais, saiba que o plano de cargos e de salários é importante para o colaborador uma vez que transmite mais confiança e que viabiliza a construção e evolução da carreira profissional desta pessoa. 

Afinal, ao ter acesso ao plano da empresa o colaborador consegue se manter engajado, produtivo e também sabe quais são os passos que precisa dar para alcançar cargos mais altos dentro da companhia.

Sob o mesmo ponto de vista, o plano de cargos e de salários também é muito benéfico e importante para a empresa. Uma vez que através dessa ferramenta que a companhia sabe quais são os perfis de profissionais que ela precisa para a sua organização crescer mais e mais. 

Desse modo, ela consegue entregar da melhor forma os seus produtos, serviços e atender às demandas dos seus clientes.

Vantagens que um plano de cargos e salários oferece

Depois de conhecer melhor a importância do plano de cargos e salários, vamos além! Portanto, veja abaixo as principais vantagens que este documento oferece para a sua companhia. Olha só!

1. Aumento da motivação dos colaboradores

Resumidamente, este documento permite que os profissionais se sintam mais engajados. Afinal, eles veem a real possibilidade de crescer dentro da empresa.

Além disso, esse documento é importante para aprimorar o employer branding da organização.

2. Candidatos mais qualificados interessados na companhia

Ademais, o plano de cargos e também de salários também possibilita que a empresa retenha talentos mais qualificados para as vagas em aberto na companhia.

Afinal, quanto mais satisfeitos os funcionários de uma empresa estão, mais eles se sentem confortáveis nos empregos. Ou seja, isso ocasiona uma menor taxa de turnover. Bem como, os melhores (mais qualificados) são os candidatos que se interessam pela companhia.

3. Plano financeiro melhor estruturado

Por fim, ao ter um bom plano de cargos e salários o seu setor financeiro fica muito melhor estruturado. Afinal, as remunerações e benefícios já ficam todos descritos ali no documento.

Em síntese, um plano de cargos e de salários feito com clareza, estratégia e também com assertividade garante benefícios para a empresa e para os funcionários. Ademais, expõe com exatidão o que cada pessoa representa dentro da companhia. 

Afinal, como fazer um plano de cargos e salários bem feito?

Ao passo que você já sabe o que é e quais são os benefícios do plano de cargos e salários, que tal conferir como você pode elaborar aí mesmo o plano da sua empresa? E o melhor: sem precisar passar por horas de pesquisa online na internet!

Para isso, veja agora como fazer a implementação e criação deste documento. Para isso, siga as nossas dicas e sugestões que estão abaixo. Acompanhe.

1. Deixe claro a política salarial da empresa

De antemão, para fazer esse documento é necessário deixar bem claro qual é a política salarial da empresa. Ou seja, é imprescindível que neste registro tenha escrito o que vai acontecer e quais serão os aumentos (remuneratórios) que um colaborador terá ao realizar:

  • Capacitações e treinamentos;
  • Ademais, qual será o valor de salário caso haja alguma promoção;
  • Bem como, todos os benefícios e ganhos precisam estar descritos com clareza.

2. Tenha uma estrutura salarial clara e transparente 

Por falar em clareza, é muito importante que haja transparência em relação a valores de salário. Ou seja, é necessário que esteja escrito qual é o cargo e qual é o salário daquela vaga.

Além disso, recomenda-se que os benefícios e também que valores extras (por exemplo, bonificações ao bater metas) estejam descritos. Lembre-se: isso é bom não só para o sistema financeiro da companhia, como também para que os talentos da empresa se sintam motivados e, claro, valorizados.

3. Faça um levantamento de todos os cargos da empresa

Como descrever salários se você mal sabe os cargos da sua empresa? Já pensou nisso? Nesse sentido, o primeiro passo na hora de fazer o seu documento é realizar uma estruturação e levantamento de quais são os cargos que existem na sua companhia.

Ademais, recomenda-se que você avalie quais são as funções fundamentais e qual é o ganho que elas merecem, caso consigam bater metas ou até mesmo superar as suas expectativas (o que poderá gerar promoções). 

4. Deixe claro as atribuições de cada função

Sob o mesmo ponto de vista, outra enorme vantagem que um plano de cargos e salários oferece ao colaborador e também a uma empresa é que as atribuições de cada cargo ficam super expostas nesse documento.

Dessa forma, não existe mais aquele problema de um colaborador se sentir demasiado atarefado por causa de suas funções ou até mesmo de você contratar uma pessoa que não sabe ao certo tudo que vai realizar na execução do seu trabalho.

5. Observe os salários do mercado

Por último, mas não menos importante, leve em consideração os salários que estão no atual mercado de trabalho. Logo, para isso dê uma pesquisada em todos os cargos e em como as principais empresas remuneram os seus colaboradores.

Sendo assim, faça uma pesquisa nos seus concorrentes. Não se esqueça de que isso vai te ajudar a manter a competitividade no mercado de trabalho e garantir uma melhor retenção de talentos. Bem como, consequentemente, o índice de turnover vai cair.

Exemplo de um plano de cargos e salários

Antes de terminar o artigo de hoje, abaixo iremos deixar um exemplo de um plano de cargos e de salário. Entretanto, vale pontuar que deixaremos apenas os principais tópicos que você deve escrever nesse documento.

Afinal, se fôssemos redigir um plano inteiro aqui, a leitura ficaria super extensa e cansativa. Portanto, salve esse conteúdo agora mesmo para você não perder os principais tópicos essenciais para o plano de cargos e de salários da sua companhia, combinado? Olha só!

  • Introdução;
  • Sumário;
  • Estrutura de Cargos;
  • Estrutura de Remuneração;
  • Objetivos dos Planos de Cargos e Salários;
  • Etapas e resultados;
  • Diretrizes para a administração da Política de Cargos e Salários;
  • Progressão Vertical;
  • Progressão Horizontal;
  • Sistema de Remuneração;
  • Critérios de Administração do Plano de cargos e de salários e suas Atualizações;
  • Cargos e Funções Novos;
  • Reavaliação de Cargos e Funções;
  • Critérios para Administração da Tabela Salarial;
  • Disposições Finais.

Tira-teima sobre um plano de cargos e de salários

Veja agora algumas dúvidas comuns sobre o plano de cargos e de salários e entenda ainda mais sobre o tema. Confira!

O que é um plano de cargos e de salários?

Trata-se de um documento em que há os valores salariais, as atribuições de vagas e as responsabilidades de cargos de determinada companhia.

Quais são os objetivos do plano de cargos e de salários?

Esse documento visa manter os salários de uma companhia competitivos, definir com clareza os cargos e benefícios da empresa. Bem como, garante a padronização de funções internas.

Quais são as etapas para montar um bom documento desse tipo?

É necessário ter uma boa cultura organizacional, definir os cargos e responsabilidades com clareza e fazer uma pesquisa salarial. Ademais, a sua implementação deve ser transparente e documentada para que todos possam ler.

Qual a diferença entre plano de cargos e de salários é plano de carreira?

O plano de cargos e de salários é o documento de que falamos hoje nessa matéria. Porém, um plano de carreira é uma trilha que as companhias definem para guiar o colaborador, sobre o caminho a seguir caso deseje ter evolução dentro da empresa.

Conclusão

Na matéria de hoje você conheceu detalhes e características do plano de cargos e salários. Você gosta deste tipo de conteúdo? Se a resposta é sim, ative as notificações do nosso site nesse instante! Afinal, sempre postamos conteúdos exclusivos e essenciais para quem atua no RH ou no departamento pessoal de uma companhia.

Ah! Por falar nisso, temos uma novidade: solicite agora mesmo a demonstração da nossa plataforma de recrutamento e seleção. Fale conosco e saiba mais sobre esta inovação! Fale conosco e confira!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You May Also Like