O que é Recursos Humanos: qual é a função, quais são as áreas e como ter sucesso

Muitas pessoas desejam saber o que é recursos humanos e quais são as principais características dessa área.

Nesse sentido, também há quem tenha dúvidas sobre quais são as atribuições de um profissional dessa área. Logo, saiba que essa simples pergunta possui várias respostas. Uma vez que o RH se tornou cada vez mais estratégico. Bem como, profissionais com as mais diferentes formações acadêmicas atuam nessa área.

Sem mais delongas, veja no artigo de hoje tudo sobre o RH, suas características, funções, atribuições e saiba ainda algumas dicas de como ter sucesso no segmento. Confira e tenha uma excelente leitura! 

Afinal, o que é Recursos Humanos?

Antes de mais nada, saiba que a resposta para a indagação sobre o que é recursos humanos possui, de maneira direta, duas respostas diferentes mas interligadas.  

Afinal, em síntese, pode-se afirmar que os recursos humanos de uma empresa se trata de todas as pessoas que fazem parte da companhia. Ou seja, isso tem o mesmo significado que capital humano.

Contudo, o setor de gestão de recursos humanos trata-se de uma área da organização que administra todos os funcionários da empresa. 

Além disso, o setor de RH, como é comumente chamado à área de recursos humanos, visa ainda promover a satisfação profissional e alinhar as metas e sonhos dos colaboradores com os objetivos centrais da companhia em que estão inseridos.

Dessa forma, o RH é muito mais importante do que apenas atuar como um setor que contrata e/ou desliga funcionários. Logo, principalmente depois da criação e implementação das leis trabalhistas, é primordial importância do RH uma vez que ele:

  • Cuida dos colaboradores da empresa como um verdadeiro patrimônio da companhia;
  • Ademais, o RH também tem como atribuição manter as boas relações profissionais no ambiente corporativo;
  • Bem como, ainda é um das funções deste setor ter um posicionamento estratégico e mediar a relação dos patrões com seus funcionários.

Conheça agora as principais atribuições do RH

Conforme você pode ler acima, o setor de RH tornou-se um dos principais segmentos de uma empresa. Afinal, ele possui algumas atribuições super importantes para qualquer companhia.

Nesse sentido, dentre as principais funções do RH podemos citar:

  • Inicialmente, é muito importante que o setor ofereça feedbacks construtivos aos colaboradores de uma equipe;
  • Além disso, também é uma atribuição do RH orientar os colaboradores de uma empresa em relação aos seus deveres e também aos seus direitos;
  • Ademais, o setor de RH é responsável por desenvolver, capacitar e, como consequência, treinar os colaboradores de uma equipe.
  • Sob o mesmo ponto de vista, o RH precisa garantir que os colaboradores estejam sempre alinhados ao fit cultural da empresa.

Entenda a real importância do RH para uma empresa

Ao passo que você já sabe o que é recursos humanos e as principais atribuições desse setor, vamos continuar discorrendo mais sobre o tema.

Logo, entenda melhor porque essa área é de essencial importância para qualquer empresa. Nesse sentido, veja só a importância do RH estratégico para uma companhia:

  • De antemão, vale salientar, que hoje o departamento de recursos humanos permite a mediação e integração entre os colaboradores e os líderes de uma organização;
  • Sob o mesmo ponto de vista, é o RH que media ainda conflitos e também que permite um trabalho mais eficiente nas mais diferentes áreas de uma companhia;
  • Ademais, saiba que é o departamento de recursos humanos que atende de maneira direta as demandas do pessoal que atua na empresa. Ou seja, é esse o setor que propicia o desenvolvimento do trabalho e um trabalho mais eficiente e sem grandes transtornos em qualquer companhia.

Principais agora as 4 principais áreas de atuação de Recursos Humanos

Que o setor de Recursos Humanos é super importante você já sabe. Portanto, veja agora quais são as principais áreas de atuação desse setor e entenda um pouco mais sobre cada uma delas. Continue a leitura!

Recrutamento e seleção

Primeiramente, um dos pontos mais importantes que o RH desenvolve em uma empresa é o recrutamento e seleção de talentos.

Nesse sentido, é uma das funções do RH atrair novos colaboradores e também selecionar aqueles funcionários que podem ser promovidos.

Sendo assim, basicamente, ele atua de maneira direta na gestão de pessoas e também permite que os colaboradores estejam alinhados à missão, valores e visão da companhia em que atuam.

Ademais, não podemos deixar de citar que toda a parte burocrática envolvida tanto na contratação, quanto no desligamento de pessoas também está no quadro de funções do RH.

Departamento pessoal

Outra área em que o RH atua é no departamento pessoal. Assim sendo, de maneira bem resumida, pode-se inferir que o departamento pessoal é importante pois lida de maneira pontual com a parte burocrática que envolve todos os funcionários. Nesse sentido, o setor gerencia:

  • Férias de colaboradores;
  • Bem como, os benefícios trabalhistas dos funcionários;
  • Ademais, é ele que cuida das folhas de pagamento;
  • Também é o departamento pessoal que cuida do controle de ponto;
  • Gerenciamento e arquivamento de atestados médicos;
  • Dentre outras atribuições. 

Treinamento e desenvolvimento

Sob o mesmo ponto de vista, uma das áreas de atuação do RH mais importantes para uma empresa é, sem dúvidas, o setor de treinamento e desenvolvimento. 

Afinal, sem uma boa especialização ou também investimentos na capacitação de um funcionário, a empresa nunca vai sair do lugar, não é mesmo?

Nesse sentido, o RH é responsável por incentivar os funcionários a continuar as suas atualizações e sempre buscar mais novidades no mercado. Ou seja, é esse segmento que incentiva o funcionário a aprimorar-se enquanto profissional.

Sendo assim, pode-se afirmar que o que o RH treina e desenvolve os talentos para garantir que a empresa tenha cada vez mais mão de obra especializada e diferenciada dentro do seu nicho de atuação.

Remuneração e benefícios

Além disso, o RH também é responsável por garantir a remuneração e benefícios dos seus colaboradores. Nesse sentido, é ele que cuida do:

  • Plano de cargos e salários de uma empresa;
  • E também que mapeia quais são os melhores benefícios para determinada vaga e como um candidato pode se beneficiar com isso.

Futuro do RH: conheça agora as tendências para o setor 

Depois de saber o que é recursos humanos, que tal conhecer as tendências para esse setor? Para isso, continue a leitura e veja abaixo quais devem ser novidades na área de RH nos próximos anos. Continue conosco! 

Inteligência Artificial no RH

De antemão, saiba que muito em breve a inteligência artificial fará parte da realidade do RH. Isso porque esse sistema deverá otimizar o trabalho das pessoas que atuam no setor.

Desse modo, haverá cada vez mais soluções inteligentes, agilidade de respostas e muitas informações de colaboradores a um clique de distância.

Automatização de procedimentos

Sob o mesmo ponto de vista, em um futuro breve (que aliás já começou em algumas companhias) o setor de Recursos Humanos deverá contar com uma alta automatização de processos.

Afinal, com isso poderá haver muita agilidade em processos, como no recrutamento de pessoas e também na filtragem dos melhores candidatos para as vagas que estão disponíveis.

Em síntese, será possível recrutar e selecionar os melhores candidatos de forma totalmente automática.

Além disso, os agendamentos de entrevistas poderão ser feitos em poucos cliques. Assim, basicamente, tudo isso tornará os processos mais rápidos, ágeis, estratégicos e com cada vez menos erros.

Dicas de como construir um RH de sucesso

Antes de encerrar a matéria de hoje, saiba que construir um departamento de Recursos Humanos de sucesso não é muito simples. No entanto, é possível ao seguir as dicas abaixo. Acompanhe:

  • Primeiramente, saiba que para isso é primordial ter um bom planejamento. Ou seja, é necessário ter uma lista com objetivos específicos e gerais a curto, médio e longo prazo. Só assim as metas poderão ser traçadas de forma assertiva e alinhadas com as necessidades da empresa;
  • Ademais, é cada vez mais importante contar com as ferramentas certas para melhorar a performance do setor de RH de uma companhia;
  • Além disso, é imprescindível contar com um bom fit cultural organizacional. Ou seja, os colaboradores precisam ter ver os seus valores alinhados com a empresa. Atualmente, isso é fundamental para desenvolver o trabalho em equipe e para garantir o bem-estar no dia a dia da companhia;
  • Profissionais motivados: para garantir que os colaboradores de uma empresa e a companhia falem a mesma língua, além de definir normas internas é imprescindível que os funcionários estejam sempre engajados. Dessa forma, além de investir em treinamentos, também se indica que os colaboradores tenham hard skills e soft skills alinhadas com as vagas que ocupam.

Perguntas e respostas sobre Recursos Humanos

Veja abaixo alguns questionamentos comuns sobre o tema e suas respectivas respostas. Assim, você sairá dessa leitura sabendo absolutamente tudo sobre o assunto! Olha só!

O que é Recursos Humanos?

Trata-se do conjunto de conhecimentos e técnicas que visa o gerenciamento das pessoas que atuam em uma organização.

Qual a importância do RH dentro das empresas?

Esse setor é primordial para garantir que a companhia obtenha seus objetivos e resultados sem perda de tempo e/ou de capital.

O que faz um profissional de Recursos Humanos?

Esse profissional media as relações entre colaboradores e empresa. Bem como, deve conhecer bem as legislações trabalhistas e o mercado de trabalho em geral.

Quais são as áreas de Recursos Humanos?

As principais áreas do setor são:

  • Analista de Cargos e Salários; 
  • Supervisão de Benefícios;
  • Análise de Treinamento e Capacitação;
  • Diretoria de RH;
  • Consultoria de RH.

Vantagens de ter sistemas para Recursos Humanos 

Em nosso artigo de hoje você viu o que é recursos humanos e suas principais características. Bem como, você conheceu um pouco melhor, quais são as áreas desse setor, suas especificidades e viu dicas de como ter sucesso nessa área.

Logo, por falar em sucesso, solicite de forma totalmente online uma demonstração da nossa plataforma de recrutamento e seleção para melhorar a performance do seu RH agora mesmo. Fale conosco!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You May Also Like