Fit Cultural: o que é, por que é importante e como avaliar o candidato

Entender o que é Fit Cultural e suas características é cada vez mais importante, não só para empresas, como também para os candidatos a oportunidade de trabalho.

Nesse sentido, descobrir a relevância desse conceito tornou-se primordial para quem busca um emprego e também para a companhia que deseja contratar novos talentos.

Portanto, acompanhe o nosso artigo de hoje e descubra todas as características e benefícios da avaliação de um candidato sob essa ótica. Confira e tenha uma excelente leitura!

Entenda agora o que é Fit Cultural

Em primeiro lugar, pode-se afirmar que o Fit Cultural é a habilidade de um candidato em se adaptar a valores, missão e propósitos de uma companhia.

Dessa forma, basicamente, logo no início de qualquer processo seletivo é importante que o candidato (e mais ainda que os recrutadores) estejam de olho se aquele indivíduo conseguirá se adequar a cultura da organização. 

Afinal, para que o clima organizacional e também para que a rotina seja produtiva, é muito interessante que as expectativas, metas e sonhos dos candidatos se enquadrem não só 
àquela vaga que ele deseja ocupar, como também a todos os valores e preceitos éticos que fazem parte da empresa (e que estão enraizados na essa organização).

Afinal, por que o Fit Cultural é importante?

Em síntese, esse conceito em um processo de recrutamento é muito importante, uma vez que essa avaliação permite a contratação de talentos que não só tenham hard skills e soft skills de acordo com a vaga.

Como também isso vai promover uma melhor produtividade e um dia a dia mais tranquilo e harmônico na organização. Logo, tanto para a empresa, como também para os colaboradores que atuam na companhia.

Saiba agora como avaliar um candidato 

Ao passo que você já sabe o que é e qual é a importância do conceito de que falamos no artigo de hoje, veja abaixo como é possível avaliar um candidato a partir da ótica do Fit Cultural. Continue conosco.

Entrevistas e testes são fundamentais 

Primeiramente, é bom pontuar que para garantir uma boa avaliação de um candidato é necessário realizar testes comportamentais. E, claro, uma boa entrevista.

Nesse sentido, é interessante que se avalie os padrões de comportamento do candidato e também que se analise qual é o perfil deste indivíduo (se ele é mais da área de liderança ou mais influenciável, por exemplo). 

Dicas de perguntas para se fazer na entrevista

Dessa forma, é muito importante que se faça perguntas coerentes para avaliação do fit de cultura de um candidato.

Nesse sentido, indica-se perguntas que avaliem o perfil profissional e comportamental de uma pessoa. Bem como, é essencial avaliar se as suas atitudes estão de acordo com a rotina da companhia. 

Além disso, também é fundamental fazer algumas perguntas focadas na performance e histórico do candidato em outras empresas que ele já esteve presente.

Por fim, não se pode deixar de questionar as habilidades e competências que compõem o perfil daquele candidato. Olha só algumas sugestões de perguntas para você fazer com esse intuito. Confira!

Qual a sua preferência de trabalho? Sozinho(a) ou em equipe? 

Essa indagação é importante para entender a melhor locação de um colaborador na empresa.

Chegou uma demanda de última hora e com urgência. Como você lida com isso?

Já essa pergunta é muito bacana para avaliar como o candidato lida com imprevistos e até mesmo com trabalhos que exigem rapidez.

Você considera a sua profissão importante? Por quê?

Em contrapartida, essa pergunta visa entender se o candidato(a) só deseja um emprego ou se ele considera a sua profissão uma boa carreira.

Por que você deseja trabalhar na nossa empresa?

Além disso, essa pergunta tem relação direta ao fit cultural. Afinal, com essa indagação você poderá avaliar se o candidato(a) conhece a cultura da companhia, o clima organizacional e se realmente se adaptará ao emprego, caso seja contratado(a).

As dinâmicas de grupo auxiliam a compreender melhor o capital cultural de um candidato

Sob o mesmo ponto de vista, as dinâmicas em grupo também são super importantes para que se avalie com clareza como o profissional vai se portar em algumas situações comuns no dia a dia da companhia.

Desse modo, será possível avaliar como aquele indivíduo atua no trabalho em equipe e se ele lida bem com a diversidade e até mesmo com divergência de opiniões.

Avalie a performance anterior do candidato

Por último, mas não menos importante, leve em consideração o histórico de trabalho daquele funcionário. Ou seja, veja como ele lidava com processos burocráticos ou avalie se ele convive bem com inovações e novas técnicas que surgiram nos setores onde já atuou. 

Benefícios de avaliar o Fit Cultural

Depois de conhecer melhor e mais profundamente as características do Fit Cultural, veja abaixo os benefícios que essa avaliação pode garantir para a sua companhia. Continue a leitura.

Redução de turnover

Antes de mais nada, é bom salientar que ao contratar uma pessoa alinhada à cultura organizacional de uma companhia, se reduz drasticamente a taxa de turnover.

Ou seja, ocorre uma maior retenção de talentos na empresa. Logo, além de economia de dinheiro, isso também gera uma maior produtividade e reflete de maneira positiva no desempenho não só de um candidato, como também de toda equipe que faz parte da organização.

Colaboradores engajados 

Ademais, profissionais que estão alinhados à cultura de uma empresa são muito mais felizes, motivados e, claro, produtivos.

Sendo assim, de maneira direta e resumida, com isso conquista-se mais envolvimento e entusiasmo dos funcionários. Afinal, os seus valores estão em sintonia com a empresa e eles possuem uma sensação de pertencimento à organização.

Veja com muito alimentar o Fit Cultural na sua empresa

Para tornar o Fit Cultural parte do processo seletivo da sua companhia é necessário seguir alguns passos na sua implementação. Tais como:

  • De antemão, anote quais são as principais atribuições culturais importantes na sua empresa. Ou seja, é necessário que você saiba quais são as habilidades e pontos essenciais que um colaborador deve ter para fazer parte da sua equipe;
  • Sob o mesmo ponto de vista, deixe bem claro quais são os valores que a sua empresa quer alcançar a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, esses valores precisam estar alinhados com os objetivos também dos seus funcionários;
  • Além disso, é necessário documentar a cultura organizacional da sua empresa. Ou seja, para isso é possível ter uma manual de conduta, um documento eletrônico ou até mesmo uma apresentação no powerpoint. Assim, resumidamente o importante é ter um código de cultura da sua companhia para que as pessoas possam ler. Desse modo, elas poderão entender os valores básicos da empresa, a missão da companhia e quais crenças e tradições os colaboradores devem compartilhar com a empresa.

Em resumo, é dessa forma que você vai conseguir implementar e reforçar a cultura organizacional da sua empresa. Assim, o setor de Recursos Humanos poderá contratar pessoas que estejam totalmente alinhadas à cultura organizacional da sua companhia.

Conclusão 

Na nossa matéria de hoje você conheceu detalhes, benefícios e aprendeu a como avaliar um candidato através da ótica do Fit Cultural.

Você gosta de RH e trabalha nesse setor? Se a resposta é sim, solicite agora mesmo a demonstração da nossa plataforma de recrutamento e seleção. Fale conosco e saiba mais sobre esta novidade!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You May Also Like