Como fazer um currículo perfeito: 12 dicas práticas e exemplos para fazer o seu melhor cv

Quando se trata de currículos, há muitas coisas que levam à sua perfeição.

Segundo as estatísticas, em média, os recrutadores gastam cerca de 6 segundos revisando um currículo antes de decidir ou jogá-lo na pilha de “não interessados” ou chamar o candidato para uma entrevista.

Então, quais são exatamente esses segredos que podem fazer seu currículo se destacar do resto? Às vezes pode parecer que há muito em que pensar, você pode se perguntar: Como fazer um currículo perfeito que se destaca do resto?

Mas não se preocupe, nós estamos aqui para ajudar. Neste posto, lhe daremos 12 dicas práticas para criar o currículo perfeito.

Portanto, se você é um candidato a um emprego pela primeira vez ou alguém que está mudando de carreira, leia para obter todos os conselhos necessários para fazer com que seu currículo se destaque da multidão.

5 erros mais comuns que as pessoas cometem quando tentam fazer seu currículo perfeito

As pessoas cometem alguns erros comuns ao fazer seus currículos, isto pode fazê-las perder uma oferta de emprego, mesmo que o currículo seja muito bom. Embora nem sempre seja o caso. Mas, por favor, tente ficar longe destes 5 erros comuns:

1) Erros ortográficos

Você tem alguma idéia de quantos currículos são descartados a cada ano por causa de erros de digitação? Infelizmente, toneladas!

Ao escrever seu currículo, é importante ser o mais preciso possível. Não cometa erros ortográficos ou use pontuação incorreta. Pode lhe custar o trabalho.

2) Pontos monótonos de pontuação

Não faça com que seus pontos de bala soem da mesma maneira. Misture-os para não parecer uma lista monótona de palavras.

As balas são muito importantes porque elas destacam as informações mais importantes que você tem em seu currículo, portanto não as ignore porque você acha que elas contêm demasiada informação para entrar em detalhes.

Tente usar palavras de ação como: “criado”, “aumentado”, “melhorado”, “introduzido” e assim por diante, e use números relevantes sempre que possível.

3) Usando demasiada informação

Ao escrever seu currículo, é importante ser conciso. Pense em seu currículo como a versão cliff notes de sua história de vida, não como um relato profundo de tudo o que você já fez ou pretende fazer.

Ele deve incluir apenas as informações mais relevantes para o trabalho para o qual você está se candidatando. Coisas desnecessárias que você deve evitar incluir em seu currículo são, por exemplo:

  • Informações irrelevantes sobre sua educação
  • Informações irrelevantes sobre suas responsabilidades em seus empregos passados
  • O quanto você gostou de seus trabalhos anteriores
  • Qualquer coisa que não esteja relacionada com o trabalho para o qual você está se candidatando

4) Deixando para fora informações importantes

Não deixe nada fora de seu currículo simplesmente porque você acha que é muito pessoal ou irrelevante, mas tente ficar longe de informações sobre sua vida familiar, hobbies e interesses externos, a menos que eles estejam relacionados ao seu trabalho.

Sempre inclua suas referências, histórico de trabalho e outras informações que possam ser consideradas necessárias pelo empregador. Isto porque os recrutadores podem pedir referências ou esperar ver uma lista de sua experiência profissional anterior, portanto não deixe de fora informações importantes.

5) Currículos antiquados

Não utilize escolhas de estilo ultrapassadas ou pouco atraentes. Você quer que seu currículo tenha boa aparência, portanto, certifique-se de usar apenas escolhas de design que sejam amplamente aceitas e torne fácil encontrar as informações que os recrutadores estão procurando.

Agora que terminamos com o “não”, vamos passar ao que você precisa fazer para fazer o currículo perfeito para conseguir o emprego dos seus sonhos.

12 dicas para fazer o currículo perfeito

Agora vamos às dicas para que seu currículo se destaque. Dicas para fazer o currículo perfeito são:

1) Comece com um objetivo de currículo forte e cheio de atenção

Um objetivo de currículo é uma breve declaração que aponta o tipo de emprego que você está procurando e pode ser usado para descrever suas principais qualificações para que os recrutadores saibam exatamente o que você pode trazer para a mesa.

Escrevemos um artigo inteiro sobre como escrever o objetivo do currículo perfeito, mas aqui está um resumo rápido: deve ser claro e conciso, deve ser adaptado para se adequar à descrição do cargo, e deve ser original.

Tente variar seu objetivo de currículo para que ele não se pareça com qualquer outro currículo genérico. Por exemplo:

Estou procurando uma posição como editor em uma revista on-line onde eu possa utilizar minhas habilidades de redação e experiência para ajudar a produzir conteúdo de qualidade.

ou

Buscando um papel de Marketing com ênfase em publicidade digital onde eu possa utilizar minhas habilidades de escrita para produzir conteúdo de qualidade.

2) Usar pontos de bolso para listar suas habilidades e experiência

Uma vez que você tenha pregado o objetivo de seu currículo, é hora de passar para a parte de escrita propriamente dita de seu currículo. Lembre-se que os pontos principais são seus amigos, então use-os para dar à pessoa que estiver lendo-o uma idéia clara de quais são suas habilidades e experiência.

Você também pode aprofundar mais os pontos de seu currículo para facilitar ao leitor ver o que você é capaz de fazer. Tente usar os pontos-bala com verbos de ação e termos relevantes do setor. Por exemplo:

Principais responsabilidades do cargo

  • Elaboração de orçamentos e gerenciamento de despesas
  • Gerenciando campanhas de e-mail marketing
  • Desenho de materiais de impressão para uso futuro
  • Viagens para conferências e montagem de estandes para campanhas promocionais

Minha principal realização no trabalho

  • Increasing the email subscribers by 6,000% in 6 months

Colocando habilidades em seu currículo

Ao listar suas habilidades em um currículo, é importante ser preciso e específico. Se você não tem certeza se algo conta ou não como habilidade, pense se você poderia ou não fazer essa tarefa com relativa facilidade.

Por exemplo, se você está se candidatando a um trabalho de escritório usando o Microsoft Excel é uma habilidade que você deseja incluir, mas digitar não é.

Portanto, antes de incluir uma habilidade em seu currículo, pense se ela é ou não uma ferramenta útil que você pode usar para realizar uma tarefa específica em seu novo emprego.

4) Use uma fonte e um design profissional

O design do currículo é extremamente importante para que ele se destaque, por isso é preciso ter certeza de que o seu aspecto esteja apresentável. Não use fontes extravagantes ou cores difíceis de ler, pois isso pode confundir a pessoa que lê seu currículo.

Assegure-se de que não haja erros de digitação ou de formatação. Por exemplo, não se esqueça de mudar o tamanho da fonte de seu cabeçalho, pois ficará estranho se o cabeçalho for maior do que o resto do seu currículo.

É melhor usar um estilo limpo e simples com uma fonte tradicional como Helvetica ou Times New Roman. Também é melhor se você se ater a uma fonte, pois ela parecerá mais atraente e consistente.

Como formatar meu currículo?

Quando se trata de formatar seu currículo, você deve sempre ter em mente os pontos acima mencionados.

Também é importante incluir um cabeçalho com seu nome, informações de contato, e quaisquer URLs que se liguem ao seu portfólio ou amostras de trabalho.

Mantenha sempre as informações mais importantes (habilidades, experiência, educação) no topo de seu currículo para que sejam fáceis de serem vistas pelo leitor.

Esta não é uma lista completa de regras, mas se você seguir estes 12 passos, estará bem encaminhado para ter um currículo que se destacará da multidão.

5) Quantificar suas conquistas sempre que possível

Adicionar números e estatísticas aos seus pontos de bala facilitará a visualização do que você é capaz de ler.

Isto é especialmente importante quando se candidata a um emprego em um campo onde você é novo porque isto ajudará o leitor a ver o que você conseguiu em outros campos e como isto se relaciona com o que você está se candidatando. Por exemplo:

Conseguiu um aumento de 7% nas respostas à pesquisa de satisfação do cliente em relação ao ano anterior, melhorando a experiência no varejo com exposições adicionais de produtos e mais funcionários no andar.

6) Personalize seu currículo para cada solicitação de emprego

Um erro comum que as pessoas cometem é que pensam que, porque seu currículo é bom, ele funcionará para cada candidatura de emprego. Entretanto, é preciso lembrar que há milhares de pessoas se candidatando para os mesmos empregos, portanto, seu currículo precisa se destacar.

Certifique-se de escrever um objetivo de trabalho conciso e relevante que fale com o que eles estão procurando. Você também pode criar uma seção separada em seu currículo para se adequar à solicitação de emprego a que você se candidata, em vez de apenas colocá-la toda em uma grande seção.

Se uma descrição de trabalho pede habilidades e experiência específicas, você precisa ter certeza de que seu currículo demonstra que você as tem. Se o trabalho pede apenas alguns anos de experiência, não escreva sobre todo o seu histórico de trabalho.

7) Escreva uma carta de apresentação forte para acompanhar o trabalho

Use sua carta de apresentação para falar-lhes mais sobre você e por que você é uma boa pessoa para o trabalho. Este é um ótimo lugar para repetir suas exigências de habilidade de trabalho a partir da descrição do cargo.

Por exemplo, se um emprego pede um MBA e você tem um, este é o lugar onde você deve colocá-lo. Uma carta de apresentação permite que você dê mais informações sobre seu currículo, o que facilita a seleção do mesmo para uma entrevista.

Ela também mostra que você tem boas habilidades de comunicação, o que é sempre uma vantagem. Tente sempre incluir as seguintes coisas em sua carta de apresentação:

  • Como você descobriu sobre a vaga de emprego
  • As habilidades e qualificações que lhe fazem um bom ajuste
  • O que faz de você um bom candidato para esta posição
  • Sua motivação para ter sucesso nesta posição
  • “Espero ouvir de você em breve”

8) Torne seu currículo escaneável

A maioria dos recrutadores provavelmente não olhará para ele em detalhes, eles apenas o examinarão rapidamente. Portanto, é preciso facilitar a tarefa para eles.

Se você tiver muitos pontos diferentes, pense em usar números ou formatá-los de alguma forma para que eles se destaquem. Também é bom criar cabeçalhos para suas diferentes habilidades ou qualificações para facilitar sua leitura sem ter que passar por cada ponto.

9) Envie seu currículo em um documento PDF sempre que possível

Depende da descrição do cargo, mas muitas empresas aceitarão um documento PDF de qualquer forma. Temos um artigo inteiro sobre este assunto, mas o consenso é que os arquivos PDF são mais confiáveis e seguros do que os arquivos Word porque é mais difícil de editar.

Além disso, se você enviar uma carta de apresentação, você pode incluí-la diretamente no PDF para que eles não tenham que abrir outro documento. Se você enviar como um documento Word, certifique-se de que não haja erros de formatação e se for um PDF, certifique-se de não convertê-lo acidentalmente em um documento Word.

10) Faça a revisão e verificação ortográfica de seu currículo antes de enviá-lo

Quando as pessoas escrevem seu currículo, elas geralmente pensam que é bom o suficiente para não se preocuparem em verificar se há erros.

No entanto, você quer ter certeza de pegar tudo. Aqui estão algumas dicas rápidas para ter certeza de que seu currículo está livre de erros:

  • Imprima-o e olhe-o em preto e branco
  • Peça a um amigo ou membro da família para rever seu currículo
  • Funciona através de um verificador gramatical online gratuito
  • Use o serviço de revisão de currículo profissional do Colebo

11) Certifique-se de ter uma presença on-line antes de se candidatar a empregos

Tornou-se muito mais comum para os empregadores procurarem alguém no Google antes de contratá-los. Portanto, se eles podem facilmente descobrir que você está envolvido em muitas coisas interessantes, é mais provável que eles considerem a possibilidade de contratar você.

Portanto, certifique-se de que você tenha uma página no LinkedIn e um perfil ativo no Twitter se você quiser usar as mídias sociais. Esteja ciente de que sua presença on-line pode ser ruim para você.

Se você estiver fazendo coisas ilegais ou se suas páginas de mídia social estiverem cheias de conteúdo inapropriado, então isso não é bom para sua carreira. Portanto, certifique-se de limpar sua presença on-line antes de candidatar-se a um emprego.

12) Não inclua demasiadas informações pessoais em seu currículo.

É bom dizer-lhes no que você está interessado. Por exemplo, se você está se candidatando a um emprego na educação, é bom mostrar que está interessado na educação.

Mas não vá muito longe com isto, eles não estão contratando sua paixão, eles estão contratando suas habilidades. Portanto, é melhor se concentrar em suas habilidades e qualificações do que em seus interesses.

Além disso, não mencione sua idade, peso ou altura. Você pode ver aqui um relato mais detalhado do que você deve ou não incluir em seu currículo.

(Exemplo) Modelo de currículo perfeito para inspiração

Vinícius Pereira Santos

(15) 7256-4711

ViniciusPereiraSantos@dayrep.com

Rua Guatemala, 525, Sorocaba-SP

RESUMO

Sou assistente de contabilidade com 4 anos de experiência em relatórios financeiros, orçamento, previsão de receitas e despesas, processamento de folha de pagamento, cálculo de impostos sobre vendas e processamento de contas.

HISTÓRIA PROFISSIONAL

(Março 2010 – Outubro 2014) Big Corner Coffee Shop, Inc., Localização: Rua Principal, Cidade

Responsável pela gestão e coordenação de todas as atividades diárias para garantir o bom funcionamento do restaurante.

  • Gerenciar as atividades diárias do restaurante
  • Coordenar os serviços de front office
  • Assegurar o funcionamento adequado do software de contabilidade da empresa, QuickBooks Pro

CONQUISTAS

  • Eu ganhei dois prêmios, um por minha extraordinária habilidade no atendimento ao cliente
  • Aumentei a receita da empresa em 15% em 2014 em comparação com 2012, dando um melhor atendimento ao cliente e aumentando as vendas através de cupons e acordos

HABILIDADES

  • Proficiente no software de contabilidade QuickBooks Pro
  • Muito bom no Microsoft Excel
  • Excelente comunicação

ÉTICA E HABILIDADES DE TRABALHO

  • Meus principais pontos fortes são minha atenção aos detalhes e minhas habilidades organizacionais
  • Tenho um padrão muito alto para meu trabalho e sempre cumpro as tarefas dentro do prazo
  • Sou orientado a metas e autodisciplinado

REFERÊNCIAS

Disponível mediante solicitação.

Conclusão: Então, como fazer o currículo perfeito?

Pronto. Então, agora que você conhece o básico, vamos ao trabalho!

Escreva primeiro o currículo, depois use nosso construtor de currículos para fazê-lo parecer bom. Comece seu currículo escrevendo um resumo de si mesmo. Deve ser uma frase como “Eu sou um profissional de marketing experiente e motivado”.

Você pode escrever mais de uma frase se quiser, mas certifique-se de que seja curta e direta ao assunto.

Comece listando sua experiência profissional, depois passe às habilidades e qualificações. Não mencione sua formação ou nada que não esteja relacionado ao trabalho.

Se você tiver um diploma, mencione-o na seção de educação, mas não diga qual foi sua maior ou menoridade. Assegure-se de que seus pontos sejam curtos e específicos.

Se você não quiser fazer tudo isso sozinho, use nosso serviço de redação de currículo profissional. Siga estes passos e você deve ter uma boa chance de conseguir o emprego. Desejo-lhe sucesso em sua busca!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You May Also Like